Audiência no ministério público do trabalho: Ou dá ou desce!

Publicado: 30/09/2011 em Negociação Data Base 2011
O Ministério Público do Trabalho reafirmou o que o Sindicatodos Metalúrgicos de Camaçari vem falando desde a crise provocada pelo ComplexoFord ao final da campanha salarial. Em audiência no MPT, nesta sexta-feira (30), em Salvador, a ProcuradoraSéfora Graciana, que mediou o encontro, ratificou que a montadora precisacumprir a Convenção Coletiva da categoria, ou seja, adotar o reajuste salariale todos os outros pontos previstos no acordo da database.
No entanto, na oportunidade, a Ford voltou a argumentar quea database e outros direitos devem ser discutidos em um “pacote”. Por outrolado, os dirigentes sindicais disseram que as negociações específicas, sejam dedireitos sociais ou econômicos, devem ser respeitadas. Ainda de acordo com osdiretores, bônus, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e incremento novalor da database, por exemplo, são questões independentes de qualquer pacote.Aliás, é preciso destacar que o Sindicato vem buscando discutir esses temas coma empresa. Mas, os trabalhadores não podem ser desrespeitados e a Ford caminharpela ilegalidade.
Depois de ouvir as duas partes, a Procuradoria propôs, naata de audiência, que “a empresa passe a observar o cumprimento da CCT em suaintegridade, inclusive as consequências retroativas, a medida que sejadiscutido o acordo coletivo e paralelo no âmbito desta PRT”. Ou seja, que aFord cumpra o acordo da database e que as outras negociações sejam feitas sobmediação. É importante deixar claro também que o “retroativo” dito pela Procuradoriaincide em todas as verbas pagas a partir de 1º de julho. 
O Sindicato acatou a sugestão da Procuradoria prontamente.Já a Ford deve se manifestar sobre a proposta ao Ministério Público doTrabalho, através de um documento, nesta terça-feira (4).
30/09/2011
Fonte: Sindicato dos Metalurgicos de Camaçari
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s